5 Minutos de Leitura

2 06 2016

Quinta feira, 2 de junho de 2016

images

Parece impossível mas sou uma nuvem

Um grupo de sonhadores, de nariz no ar, contempla aquela nuvem – pobre escrava branca de todos os ventos.

– Parece um cavalo de batalha – diz um.

– Qual! – protesta outro. – A mim dá-me a impressão duma cabeça de romano. Só lhe falta falar latim.

Uma rapariga franze os lábios no desacordo lento de ruminar em voz alta:

– Cabeça de romano, não… Deixa-me examinar bem… Ah! Já sei! É uma ave… isso mesmo: um cisne. Lá está o pescoço. E as asas. Que elegância! Não vêem?

– Qual cisne, qual carapuça – acode outro. – A mim parece-me um anjo vaporoso, leve, ténue, de asas suspensas…

Cada qual aspira reduzir a nuvem ao tamanho dos seus olhos. Este descobre nela um elefante; aquele, um camelo no Deserto das Areias Azuis; estoutro, um templo chinês…

Só eu num dia seco de imaginação continuo a ver apenas a nuvem. Mas para não fazer má figura, quando chega a minha vez de opinar, opto resolutamente pelo hipopótamo:

– É tal qual um hipopótamo.

Riem-se muito e eu aproveito o alarido para pôr em prática a minha técnica de viver duas vezes ao mesmo tempo – espécie de Elixir de Longa Vida que já me permitiu gozar, pelo menos, setenta anos de sol. (…)

José Gomes Ferreira, O Mundo dos Outros – Histórias e Vagabundagens

Texto selecionado pela BE

Acções

Information

Deixe uma Resposta

