5 Minutos de Leitura

31 05 2016

Terça feira, 31 de Maio de 2016

 dia_mundial_sem_tabaco

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo passivo, é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo ativo. As pessoas que estão próximas de fumadores, especialmente em ambientes fechados, inalam mais de 400 substâncias que podem prejudicar a saúde. Os não fumadores expostos ao fumo do cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias da mesma forma que os fumadores, embora em menor quantidade. A quantidade de tóxicos absorvidos depende da extensão e da intensidade da exposição, além da qualidade da ventilação do ambiente onde se encontra a pessoa. As crianças que convivem com pais fumadores têm maiores riscos de infeções respiratórias, bronquiolites, asma, otite e infeções da garganta. Fumar passivamente pode provocar as mesmas doenças que fumar ativamente.

Uma pessoa que não fuma, em contacto com fumadores, no final de um dia de trabalho chega a fumar o equivalente a uma média de 1 a 4 cigarros. Os fumadores incomodam os não fumadores. Fumar não é apenas um problema dos fumadores.

Cada vez mais autoridades governamentais estabelecem regulamentos que protegem o não fumador. Tem havido uma maior conscientização dos indivíduos sobre o ar que se respira, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos.

Deve fazer-se mais, estimulando-se locais de trabalho, escolas, unidades hospitalares e outros sectores da sociedade a desenvolverem uma política de protecção ao não fumador em ambientes fechados.

 

Não fumar…

é sem dúvida uma atitude de todos os dias e estas são as palavras da hora.

O ideal é não começar a fumar e o desporto, as manifestações artísticas fazem bem ao organismo, à mente e ao espírito.

 

Texto selecionado pela BE

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s