5 Minutos de Leitura

31 10 2014

Segunda feira, 3 de novembro de 2014

 substitutos-do-açucar-capa

Açúcar e Adoçantes

SABORES QUE NOS DELICIAM O PALADAR

 

São várias as substâncias, naturais ou sintéticas, que nos adoçam o paladar. Fica a conhecer melhor algumas delas e quais as suas principais caraterísticas.

AÇÚCAR BRANCO

É o açúcar mais consumido e proporciona energia ao organismo, sobretudo ao cérebro. Nos dias de hoje, o açúcar branco é o tipo de açúcar mais consumido quer pela indústria quer em nossas casas e é obtido, maioritariamente, a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba, servindo para adoçar uma infinidade de outros alimentos.

O açúcar é um tipo de hidrato de carbono simples e possui 4 Kcal por cada grama, sendo facilmente digerido e absorvido pelo organismo. A sua principal função é proporcionar energia ao organismo, nomeadamente aos órgãos que utilizam quase em exclusividade a glicose (o açúcar mais simples) como forma de combustível, como é o caso do cérebro. Contudo, devido aos seus efeitos prejudiciais à saúde, deve ser consumido com regra e moderação, sendo que numa alimentação equilibrada a ingestão total de açúcares simples deve representar, no máximo, 10% do valor energético total diário, tal como referido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este valor de açúcares inclui os que são adicionados aos alimentos aquando da sua produção ou preparação e os que estão naturalmente presentes no mel, na fruta ou nos  sumos e concentrados.

TOMA NOTA:

Apesar de muitos estudos terem demonstrado que não existe um efeito direto entre episódios de hiperatividade e o consumo de açúcar há, contudo, crianças mais susceptíveis aos elevados níveis deste nutriente, mostrando um comportamento mais agressivo e dificuldades de concentração. Por isso não abuses! Reduz a ingestão de açúcar.

Texto adaptado da revista Continente Magazine

 

Texto selecionado pela BE

 

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s