5 Minutos de Leitura

24 10 2014

27 de outubro- Dia da Biblioteca Escolar

simbolo  - mes das BE

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Este ano o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

 Às bibliotecas escolares atribuem-se em geral  papeis centrais em domínios tão importantes como a aprendizagem da leitura, o desenvolvimento do prazer e do hábito da leitura, a capacidade de selecionar e criticar a informação, o desenvolvimento de métodos de estudo e de investigação autónoma. Digamos que a biblioteca escolar  tem  funções de:

  • informação – fornecer  informação de confiança, rápida e acessível; oferecer orientação na localização, seleção e utilização de  informação;
  • educação – promover a integração da informação no currículo escolar; facilitar o alargamento compreensivo da informação recolhida; promover educação contínua;
  • cultura – apoio da experiência estética, orientação na apreciação de artes e encorajamento da criatividade;
  • recreio – oferecer um espaço lúdico que permita uma utilização útil do tempo de lazer, através da apresentação  de materiais e  programas de valor recreativo.

Porém, num mundo em que a produção de informação é acelerada, a biblioteca escolar é cada vez mais chamada a desempenhar novos papéis:

  • Deixou de conter apenas  livros para se tornar num espaço multimédia, onde os alunos acedem a meios audiovisuais, suportes informáticos, revistas, etc.
  • Inclui sistemas de informação complexos em suportes muito diversificados.
  • É um centro de recursos multimédia de acesso livre, destinado à consulta e produção de informação em suportes variados.
  • Passa a ser um local privilegiado para o desenvolvimento de um conjunto de capacidades de atualização e manuseamento de informação que precisam de ser aprendidas  pelos alunos. São as chamadas habilidades de informação, como o planeamento, a localização, seleção, recolha,  organização e registo de informação e a comunicação e realização de relatórios e trabalhos.

É cada vez mais, um espaço de aprendizagem do uso adequado da informação. Aprender é preparar-se para saber encontrar, avaliar e utilizar a informação.

O principal objetivo da biblioteca escolar é hoje  orientar os estudantes de modo a que estes aprendam a manusear a informação na sua vida futura.

 

Os elementos que constituem esta página fazem parte de um trabalho realizado por Ângela Velho, Cristela Romão, José Miguel Pais e Zita Batoque no âmbito da cadeira de História e Filosofia da Educação no ano lectivo  2002/2003

Texto selecionado pela BE

 

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s