5 Minutos de Leitura

28 02 2012

Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma lição de vida

Um dia um perito em gestão de tempo deu uma palestra a uns estudantes, e para chegar a um ponto usou uma ilustração que eles nunca mais esqueceram. Àqueles alunos, que teriam pela frente um futuro brilhante, disse:”Muito bem, está na altura de fazermos um jogo”. Tirou uma jarra de dentro de um saco e pô-la em cima da mesa.

De seguida, tirou algumas pedras mais ou menos do mesmo tamanho e foi enchendo cuidadosamente a jarra. Quando ficou cheia até cima e não cabia mais nenhuma pedra, perguntou aos alunos: “A jarra está cheia?” Todos na sala gritaram: “Sim”.

Depois perguntou: “Está mesmo?” Voltou a ir ao saco e tirou de lá um saco de gravilha, que deitou para dentro da jarra, fazendo com que cada bocadinho preenchesse os espaços vazios entre as pedras grandes. Depois voltou a perguntar ao grupo: “A jarra está cheia agora?”. Desta vez os estudantes responderam: “Talvez não”. “Certo”, confirmou o perito.

Voltou a ir ao saco debaixo da mesa e tirou um bocado de areia, que deitou para dentro da jarra e ocupou o espaço entre as pedras e a gravilha. Mais uma vez perguntou: “A jarra está agora cheia?” “Não”, gritou a aula inteira. Mais uma vez disse: “Certo”.

Agarrou depois num copo de água e deitou para dentro da jarra até ficar mesmo cheia até cima. Olhou para a aula e perguntou:”Qual é a conclusão desta demonstração?” Um dos alunos levantou a mão e disse: “A conclusão é que por mais  que a sua agenda esteja cheia, se tentar arduamente consegue sempre encaixar mais algumas coisas”.

“Não”, disse o orador, “essa não é a conclusão. A verdade que esta demonstração nos ensina é: se não pões as pedras grandes primeiro, nunca as vais conseguir pôr depois. E quais são as “pedras grandes” na tua vida? Os pais, as pessoas que amas, a tua educação, os teus sonhos, uma causa que valha a pena, ensinar ou guiar os outros, fazer coisas que gostas, tempo para ti, a tua saúde, os amigos…” (…)

 

Marta Barbosa, “Uma lição de vida”

Revista Xis nº92 (suplemento do jornal Público)

Dezembro de 2000

 

Texto selecionado pela BE

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s