5 Minutos de Leitura: A propósito do Dia das Telecomunicações – 17 de Maio

16 05 2010

5 Minutos de Leitura

Segunda-Feira,  17 de Maio de 2010

 

 

          A propósito do Dia das Telecomunicações – 17 de Maio

          Por Telecomunicações entende-se um conjunto de dispositivos e técnicas para a transmissão de informações instantâneas a longa distância. Essa transmissão pode ser de voz, sinais gráficos, dados, imagens ou sinais de televisão. Todos eles têm os mesmos princípios fundamentais, mas diferem na forma de manipular as informações e nos meios utilizados para transmiti-las. Por exemplo, sistemas de telegrafia, telefonia, televisão e redes de dados informatizados transmitem informações por meio da radiocomunicação, transmissão por cabo, por satélites artificiais e por fibras ópticas.

           Um pouco da sua história         

           A história das Telecomunicações remonta ao final do século XVIII, quando os principais sistemas foram utilizados para a transmissão à distância. Entretanto,  a sua implantação definitiva ocorreu na segunda metade do século XX, como consequência do avanço acelerado da electrónica e das ciências associadas à automatização.
          Do Século XIX ao século XXI as telecomunicações vêm revolucionando a vida das pessoas, colocando-as cada vez mais perto uma das outras. Se no princípio foi de forma tímida, agora as mudanças são profundas e rápidas, impulsionando a economia do Planeta e influenciando o modo de vida das pessoas.     
          Três invenções foram o marco da impressionante evolução das telecomunicações até aos dias de hoje. Em 1844, Samuel Morse inventou o telégrafo. Passados 32 anos, em 1876, Graham Bell inventou o telefone; em 1895, Marconi, o rádio. Mas é Graham Bell que se destaca como a grande figura mundial das telecomunicações. Professor e cientista, Bell  criou o primeiro protótipo do telefone, aos 29 anos. 
         Na exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia, ocorrida em 25 de Junho de 1876, Graham Bell demonstrou, pela primeira vez em público, que o seu invento falava. E foi o imperador D. Pedro II, do Brasil, único monarca convidado para aquela festa, quem inaugurou o telefone. A uma distância de 150 metros, ele pôde ouvir Graham Bell declamar o famoso verso de Shakespeare: “To be or not to be…” Com o fone no ouvido ele exclamou maravilhado: “My God, it talks!”
             Em Novembro de 1876 foi realizada a primeira ligação interurbana do mundo, entre as cidades de Salem e Baltimore, nos Estados Unidos, a uma distância de cerca de 25 quilómetros; em menos de um ano depois, dezenas de outras cidades americanas foram interligadas pelo telefone…

             A evolução das telecomunicações não mais parou e os últimos anos apresentam um salto evolutivo muito além de qualquer previsão.  
             A microelectrónica criou o Chip com dezenas de milhões de transistores e a digitalização deu às telecomunicações a mesma linguagem dos computadores.

O século XX foi determinante. Nasceram as redes de computadores, entre elas a Internet, e nasceu a fibra óptica, uma inovação revolucionária.

Em 1978, no Japão, é activada a telefonia móvel celular (telemóvel).
O desenvolvimento da tecnologia permitiu a digitalização de todas as formas de comunicação como voz, dados, imagem, transformados em bits (que significa a menor unidade de informação), levando à convergência de sons, dados e imagem tratados em conjunto pelo computador, originando a multimédia e a realidade virtual.
            A humanidade assistiu a várias evoluções tecnológicas que permitiram a conquista do espaço e os satélites de telecomunicações são, talvez, os maiores frutos dessa conquista.

 

                          

 Texto da Siemens, ao fazer um historial das Telecomunicações nos últimos anos

Texto seleccionado pela BE


Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s